31.12.08

1. Teorias de Base - Semiótica - Ácida Metodologia de Base

Charles Sanders Peirce era um obcecado por triângulos, tríades e tricotomias. Três. Tudo o que aparece à consciência se dá numa gradação de três propriedades = três elementos formais de toda e qualquer experiência.

Tais categorias fundamentais, encontradas no pensamento e descobertas pela análise reflexiva dos fenômenos, estão também presentes na natureza básica universal de todas as coisas, que podem ser físicas, biológicas ou psicológicas. Peirce escolhe as manifestações psicológicas para aplicar suas categorias, pois a psicologia abrange as coisas vivas e a linguagem, que é o fundamento de toda a semiótica.

As três categorias (primeiridade, secundidade e terceiridade) se referem às modalidades possíveis de apreensão de todo e qualquer fenômeno. Para Peirce, o estudo semiótico é um estudo lógico, quase matemático. Ele acreditava que o que se precisava era de uma grande teoria, geral, de todas as possíveis espécies de signo, seus modos de significação, denotação e de informação; e o todo de seu comportamento e propriedades, desde que essas não sejam acidentais.

Nenhum comentário: