11.2.08

sua.real

(da série: delírios)

Certa noite, sonhei que era um terroregoísta com bomba na mão mas não queria gastá-la para matar um bocado de gente. Então, entrei dentro de uma caixa-preta e explodi-me por inteiro. Meus pedaços – miolos estourados, poemas rarefeitos, um dedinho dançante e um pau duro – foram encontrados quinze horas depois por uma equipe especializada de direito ambiental. Enquadrado por um sem-número de artigos (sujar espaço público, etc. etc. etc.), fui punido com dois anos e três meses de cadeia. Paguei fiança e jamais dormi dentro de uma cela.

Desse episódio marcante, nasceu a idéia da sua.real, a primeira e única revista contrajornalística do mundo. Nela, a matéria é surreal e a incoerência é fundamental. Afinal, já não bastasse o mundo e as pessoas ainda têm de ler jornais?

O contrajornalismo é o estágio máximo do colapso da objetividade, da informação, do lide, do número de caracteres, da reportagem, da pauta. E é o maximespaço da liberdade, da expressão, da poesia, da flexível leveza líquida de ser essencial e estético.

Em sua.real a única obrigação é provocar. Para tanto, todos os recursos estilísticos devem ser empregados. Sinestesia, poemas, geometria, filosofia, física, pornografia, zoologia, marxismo, curandeirismo, eis o território dos verdadeiros onívoros culturais. E a regra máxima é a incoerência, a surrealidade, a deturpação imagética e descritiva dos lances.

Contrajornalismo não é ficção, porque nele há um comprometimento com as impressões da realidade. Contrajornalismo não é jornalismo gonzo, porque exige um apuro verbal e um cuidado com cada palavra do texto. Mas o contrajornalismo, posto que abrangente, pode conter ficção, gonzices, realismo fantástico e até umas (moderadas) pitadas de jornalismo de verdade.

Nós três somos a base fundadora desse movimento. Uma tríade feito Santíssima Trindade. Escolhidos, cabem-nos erigir as bases para essa vertente máxima da comunicação, o futuro dos sem-noção no planeta. O ideal é que comecemos agora pois caso a censura seja instituída novamente no Brasil é com a sua.real que iremos debochar da cara de seja-lá-quem-for pensar em mandar nas nossas cabeças-loucas.

Que toda vontade seja cumprida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei essa idéia!!!!
hehehe
Beijinhos
Yara