17.11.09

Espero vocês lá!

Essa tal Proclamação da República
A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Porém, você sabe o que aconteceu meses antes do fim do Império? Com linguagem irreverente, o autor revela os fatos que antecederam a expulsão de dom Pedro II e da família imperial – como a ascensão da cafeicultura, a promulgação da Lei Áurea, a Guerra do Paraguai, o baile da Ilha Fiscal, a briga entre a maçonaria e a Igreja Católica, a revolta dos militares –, apresenta os personagens que participaram da queda da Monarquia, faz um panorama da sociedade brasileira do século XIX e conta a história dos hinos e da bandeira nacional.

Trecho
“Nem é preciso ter ido à escola para saber que Cristóvão Colombo colocou o ovo em pé, Pedro Álvares Cabral descobriu o que não estava coberto, dom João VI trouxe a turma toda para viver na colônia de férias tropical, e seu filho, dom Pedro I, disse ao povo que ficaria. E ficou. Por isso, quando resolvi escrever sobre a Proclamação da República, logo imaginei que todo mundo aqui – levanta a mão! – já tivesse ouvido algo sobre o assunto. Ainda que seja somente porque dia 15 de novembro é feriado e não tem aula (êêêêêêêêêêêêê!). Este não é um livro de História, com H maiúsculo. É um livro de histórias, todas minúsculas. Mas a soma delas irá ajudar a compreender um pedacinho da História do Brasil. Por isso convido-o, amigo leitor, a me acompanhar nas páginas que vêm por aí. Será uma verdadeira viagem ao século XIX, quando não existia internet, televisão, rock-and-roll, nem o seu avô.”

O autor
Edison Veiga nasceu três vezes. A primeira, pra valer mesmo, foi em 1984 na bonita cidade de Taquarituba (SP). Mais tarde, em 2002, na acolhedora Bauru (SP), para onde se mudou a fim de estudar na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Menos de quatro anos depois, foi adotado pela metrópole e virou paulistano. Jornalista – e aprendiz de escritor – desde a adolescência, faturou alguns prêmios literários e publicou seu primeiro livro (Enigma, de poemas), aos 15 anos. Gosta de aquários e estantes de livros. Atualmente trabalha no jornal O Estado de S. Paulo e escreve birutices em www.cronopolitano.blogspot.com.

Lançamento
Dia 17/11, às 19h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena).

Mais informações
Clique aqui.

Para comprar on-line
Clique aqui.

6 comentários:

Igor Abreu disse...

Valeu demais, cara, mais uma vez parabéns pelo lançamento, foi bom te ver novamente.
Já li quase todo, adorei o estilo da escrita. Dá pra perceber que a pesquisa foi feita com dedicação. Continuo por aqui acompanhando, apesar de não me manifestar muito. Abração.

Giovanna Longo disse...

Comprei online. :(

Maria Clara Moraes disse...

Parabéns Edison, seu livro está uma delícia! Tenho muito orgulho de ser sua amiga.

Maria Clara Moraes disse...

Parabéns Edison, seu livro está uma delícia! Tenho muito orgulho de ser sua amiga.

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

QUERO LER!!!!!

Beijos e parabéns pelo livro,

Bela

Belly disse...

Olá Edison.

Há tempos acompanho seu blog, q aliás acho mto interessante. Parabéns pelo livro.
Bjss